Telemedicina – as “3” Vantagens de uma nova Prática Clínica

Movida por descobertas científicas e avanços tecnológicos, a Medicina sempre foi, por condição, uma área em permanente evolução.

E este avanço exponencial que a tecnologia tem tido nos últimos anos, que se tem feito sentir em todos os quadrantes da nossa sociedade, acabou por contribuir decisivamente para uma nova era no sector da Saúde, que tem na Telemedicina a sua grande protagonista.

Com o avanço da internet e das comunicações digitais, agora é possível receber atendimento médico de qualidade sem sair de casa – nomeadamente ao nível dos cuidados de saúde primários.

E se em Portugal ainda existem algumas reservas e dúvidas sobre esta forma de exercer Medicina, que começou a ganhar expressão aquando do confinamento a que fomos obrigados durante a pandemia, a verdade é que em muitos mercados esta já é uma forma perfeitamente normal de acesso ao profissional de saúde – de forma a fazer face a listas de espera impossíveis de atender, o britânico governo contrata anualmente dezenas de milhões de libras a operadores privados de telemedicina.

Mas independemente do estigma que a Telemedicina ainda possa ter, existe uma verdade inquestionável: as distâncias entre pacientes e clínicos foram encurtadas e existem agora consultas médicas, diagnósticos e outros cuidados de saúde que estão à distância de… um clique! 

Mas quais são as vantagens e benefícios dessa nova era da saúde? Neste post, vamos explorar tudo sobre a telemedicina: desde sua definição até suas principais vantagens para pacientes e profissionais da área. Prepare-se para descobrir como essa revolução está transformando completamente o acesso à saúde!

Telemedicina – as “3” Vantagens de uma nova Prática Clínica

Como Funciona a Telemedicina?

A Telemedicina é uma área recente da saúde dedicada à prestação de cuidados médicos à distância, que através da utilização de dispositivos electrónicos como computadores, smartphones e tablets, permite aos médicos atenderem os seus pacientes sem que estes se tenham de deslocar a um consultório, clínica ou hospital.

Utilizada para consultas virtuais, diagnósticos e orientações diversas, médico e paciente têm na Telemedicina a melhor forma de procederem ao necessário follow-up após altas hospitalares e acompanhamento de planos de tratamento.

Vantagens da Telemedicina

  • Conveniência

Com a tecnologia a avançar a um ritmo exponencial, a telemedicina oferece uma maneira conveniente e acessível para os pacientes acederem a médicos, especialistas e outros profissionais de saúde, sem necessidade de sair de casa e/ou enfrentar longas filas em hospitais e clínicas.

 

  • Personalização

Além da conveniência, a telemedicina também pode fornecer um maior nível de atendimento personalizado e cuidado individualizado. 

 

  • Acessibilidade

 A Telemedicina permite que os pacientes tenham acesso aos cuidados médicos que precisam, independentemente de onde estejam, sendo especialmente útil para aqueles que moram em áreas isoladas e/ou que obriguem a enfrentar longas viagens para chegar a um consultório médico ou centro hospitalar.

 

  • Flexibilidade

Outro benefício importante é a flexibilidade oferecida pelas consultas online, que permitem o agendamento conforme a disponibilidade do paciente, eliminando conflitos de agenda e garantindo assim um atendimento (praticamente) imediato quando necessário.

 

  • Conforto

As consultas médicas online também proporcionam maior conforto ao paciente, permitindo que este esteja num ambiente familiar durante o atendimento, facto que pode contribuir significativamente para reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar emocional durante toda a experiência.

 

  • Agilidade

Em determinados casos, a Telemedicina garante uma maior agilidade tanto em termos de diagnósticos precoces, como na prescrição do tratamento mais adequado para o doente.

 

  • Economia

Outra grande vantagem é a economia de tempo e dinheiro. 

As consultas virtuais eliminam os custos com transporte e estacionamento, além do tempo gasto no deslocamento até o local da consulta. Isso significa que o paciente pode receber atendimento especializado no conforto da sua casa ou escritório, sem prejudicar as suas rotinas diárias.

 

  • Segurança e Rapidez

A telemedicina também proporciona maior segurança durante situações emergenciais, quando há a necessidade urgente de orientação sobre sintomas específicos.

A Telemedicina é particularmente pertinente quando existem suspeitas de infecções contagiosas ou em situações em que o paciente está impossibilitado de sair do isolamento domiciliar.

 

  • Ausência de Tabus ou Constrangimentos 

A distância física, aliada ao facto do paciente ser atendido num ambiente mais familiar e acolhedor para si, pode permitir um maior à vontade na hora de responder a questões eventualmente mais sensíveis e passíveis de gerar constrangimentos.

 

  • Facilidade na obtenção de Segundas Opiniões

Uma das principais vantagens dessa modalidade é a facilidade em obter uma segunda opinião especializada. 

Muitas vezes o paciente é confrontado com diagnósticos complexos ou tratamentos controversos. Com recurso à Telemedicina, é possível entrar em contato com outros profissionais na área para obter diferentes pontos de vista e pareceres clínicos.

 

  • Acompanhamento Contínuo Pacientes Crónicos

Uma das mais-valias da Telemedicina prende-se com a possibilidade de o médico poder fazer um acompanhamento contínuo dos doentes crónicos. 

Indivíduos que sofrem de patologias como diabetes ou hipertensão podem ter os seus quadros clínicos devidamente monitorizados e acompanhados de forma remota, o que permite ajustes rápidos nas medicações quando necessário.

 

Como já percebeu, o título deste artigo é… impreciso. 

Tão impreciso como a opinião que muitos ainda têm sobre a Telemedicina.

Ambos pecam, claramente, por defeito!

Mas atenção: apesar das vantagens acima referidas, somos os primeiros a assumir que muitos actos médicos são impossíveis de garantir por via remota e que a Telemedicina nunca poderá ser encarada como uma substituinte da consulta presencial, mas sim como uma abordagem complementar determinados casos ou como uma alternativa noutros.

E que fique bem claro: em casos urgentes, que assim o exigam, os médicos do Dr.Online® reencaminham prontamente os pacientes para unidades hospitalares ou centros clínicos.

 

Lançado em plena pandemia, o Dr.Online® foi o primeiro operador de Telemedicina privado nacional e rapidamente se assumiu como a referência do sector.

E ultrapassadas as 55.000 consultas médicas dadas, já podemos afirmar que já são muitos os portugueses que sempre que precisam de um médico, vão ao Dr.Online®!

Like it? Share it
Facebook
LinkedIn
Email
Print

Deixe um comentário

© Copyright DrOnline